EDITAL DE SELEÇÃO DE ASSISTENTE PARA A REVISTA ACTA BOTANICA BRASILICA – SOCIEDADE BOTÃNICA DO BRASIL
Esse edital torna pública a seleção de 1 (um) assistente para atuar junto à revista científica Acta Botanica Brasilica, da Sociedade Botânica do Brasil – SBB, em apoio à editora-chefe, para auxiliar nas atividades específicas desta revista.
1. Dados gerais do contrato:
Valor: R$ 1.840,00 (hum mil oitocentos e quarenta reais)
Carga horária: de 25 horas semanais
Período: Vespertino (13h às 18h)
Forma: Presencial
Local: Sede da SBB: SCLN 307, Bloco B, Ed. Constol Center, sala 218, Asa Norte, CEP 70.746-520, Brasília – DF
2. Função principal:
Dar apoio à editora-chefe Acta Botanica Brasilica nas atividades rotineiras relacionadas ao processo de recebimento de manuscritos submetidos e etapas subsequentes até a eventual publicação.
3. Formação acadêmica (necessário comprovante):
Ser profissional ou estudante de último ano dos seguintes cursos (técnico ou graduação):
- Administração
- Biblioteconomia
- Biologia
- Comunicação
- Jornalismo
4. Requisitos necessários:
- Habilidades básicas em Word, Excel, Google G Suite e e-mail, com ênfase na capacidade de redigir textos claros, concisos e polidos.
- Habilidades com redes e mídias sociais.
- Experiência básica em WordPress é desejável, mas não obrigatória.
- Experiência em plataformas e/ou sistemas de gestão online.
- Proficiência em inglês, tanto na escrita quanto na leitura, para comunicação eficaz com autores e revisores internacionais.
- Capacidade de trabalhar de forma autônoma e em equipe, com atenção aos detalhes e cumprimento de prazos.
- Fortes habilidades de comunicação, organização e capacidade de multitarefa.
- Capacidade de acompanhamento de fluxos e organização de documentos.
5. Qualidades diferenciais desejáveis:
- Proatividade.
- Habilidades de comunicação.
- Experiência na organização de eventos.
- Experiência na coordenação de equipes e direcionamento para execução de instruções e planos de trabalho.
6. Responsabilidades:
- Gerenciar o sistema da revista, assegurando que os arquivos recebidos estejam em conformidade com os padrões da publicação.
- Verificar a qualidade das figuras e imagens submetidas, garantindo sua adequação aos requisitos da revista.
- Realizar verificações de plágio em sistema específico para garantir a integridade acadêmica dos artigos submetidos.
- Responder a consultas e dúvidas dos autores pertinentes a manuscritos submetidos e ao processo editorial, incluindo o acompanhamento da revisão por pares.
- Responder todos os e-mails direcionados à revista de forma eficiente e profissional.
- Colaborar com a editora-chefe para gerenciar o processo de submissão de artigos, monitorando e coordenando todas as etapas do processo.
- Após a aceitação final dos manuscritos, checar se todos os arquivos (texto principal, tabelas, figuras, materiais suplementares) estão de acordo com o formato da revista.
- Gerenciar o envio de artigos aceitos para o processo de diagramação, as provas gráficas e correções dos autores.
- Gerenciar o pagamento das taxas, garantindo o cumprimento das políticas financeiras da revista.
- Gerenciar o website da revista, mantendo-o atualizado, publicando os artigos recém-publicados.
- Gerenciar todas as redes sociais da revista e o processo de divulgação científica, promovendo ativamente os artigos publicados.
7. Período para inscrição: 08/03/2024 (sexta-feira) a 22/03/2024 (sexta-feira) até às 23:59.
8. Forma de inscrição: Formulário Google forms
https://docs.google.com/forms/d/1Mug1YIavoZo325TWOA9joGMbBKTI6HNiLwZCujxbuAI/edit
9. Documentos necessários para a inscrição: preenchimento do formulário; cópia do RG e CPF; Curriculum Lattes (CNPq). Documentos comprobatórios da formação acadêmica e requisitos necessários (itens 3 e 4), e, quando possível, da experiência (itens 5 e 6).
10. Seleção: os candidatos serão avaliados pelo currículo, documentação e, após análise da documentação, entrevista oral.
11. Entrevistas: serão realizadas no dia 26/03 (quarta-feira). Os candidatos irão receber e-mail com o horários e link para acesso à sala virtual onde serão realizadas as entrevistas. A ordem das entrevistas seguirá a sequência das inscrições.
12. Resultados: serão divulgados até o dia 28/03 (segunda-feira).