Blog

Exposição “Herbários do Brasil”, constituída dos painéis e textos apresentados no 63º CNBot

in Publicações RBH, RBH 22 de novembro de 2019

A Rede Brasileira de Herbários (RBH) foi formada a partir da “Comissão de Herbários” da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) que constituiu um catálogo apresentando os dados sobre os acervos dos herbários nacionais, e que nos últimos dez anos, foi hospedado e mantido na página eletrônica Taxonomia Vegetal (www.ufrgs.br/taxonomia) desenvolvida pela Dra. Hilda Maria Longhi-Wagner (UFRGS).
A partir do ultimo congresso, em 2011, em Fortaleza (Ceará) este catálogo migrou para a página da SBB e está aos poucos sendo aperfeiçoado. Na reunião da RBH, daquele congresso, foi definida como missão “articular e fomentar o desenvolvimento dos herbários brasileiros e suas coleções associadas e auxiliares”. Nossos objetivos são ampliar a divulgação dos dados sobre os herbários brasileiros e dar conhecimento sobre informações e atividades, que garantam melhorias para as coleções botânicas, suas coleções associadas e auxiliares.

Desta forma, também foi proposta, naquela reunião da RBH, como metas uma exposição de painéis que apresentasse os herbários brasileiros e um catálogo diagnóstico que atualizasse as informações de cada uma das instituições. Assim chegamos a Joinville (Santa Catarina) com a exposição “Herbários do Brasil”, constituída dos painéis e textos aqui apresentados, que contam um pouco da história e da situação atual de cada herbário.
Agradecemos a participação dos herbários que aderiram a mais esta atividade e esperamos que a iniciativa seja ampliada e tenha continuidade nos próximos congressos!

    Cart