Blog

Reunião da Rede Brasileira de Herbários

in Notícias, RBH 23 de novembro de 2019

E ocorreu em Maceió, durante o 70° Congresso Nacional Botânica a tradicional reunião da Rede Brasileira de Herbários.

A reunião iniciou as 9:30h do dia 23 de outubro de 2019, na sala Umbu com 83 presentes (47 curadores e 36 não curadores). Iniciamos a reunião com os informes abaixo:

Informes:

Catálogo de herbários na nova página da SBB, com os seguintes números: 

Herbários inativos: 76 (última atualização 2017); Herbários ativos: 171. 76 coleções atualizaram os dados em 2019. São 610 e-mails cadastrados no grupo do Google. A página ficou offline por um curto período, e foi mantida uma cópia num servidor do Google. A nova versão não permite mais que cada um atualize seus dados. A atualização deve ser via Excel e enviada para o o email da Rede.

Metas e objetivos: No passado a RBH tinha metas e objetivos, mas atualmente não estava discutindo o tema. A coordenação propôs que o grupo estabelecesse metas de curto e longo prazo. Leandro destacou que as demandas deveriam vir dos herbários e não definidas pela coordenação. A Meta definida pelo grupo é focada em capacitação. Neste primeiro momento o grupo definiu fazer um chamamento por materiais para serem postados na página da Rede.

Taxa dos Correios: André informou que a SBB deverá contactar os correios para tentar remover a taxa de cobrança de recebimento de amostras do exterior (material científico não deve ser pago). Lembrou que sempre que solicitar empréstimo do exterior deve ser solicitado o código de rastreio pois senão o material retorna ao remetente.

Coordenada geográficas: André colocou que há um problema de uso das coordenadas e que é preciso melhorar a qualidade dos dados. Sugeriu adicionar um tutorial na página da RBH, para compreensão dos diversos formatos.

Recondução da chapa: a recondução foi conduzida por aclamação para o próximo biênio, 2020-2021.

 

 

    Cart