Blog

Prêmio Carolina Bori – Versão 2023

in Notícias 16 de outubro de 2023

Prêmio Carolina Bori – versão 2023

A SBPC, outorgará o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, nomeado para a primeira mulher Presidente da SBPC, e que tem como objetivo valorizar as cientistas brasileiras e incentivar meninas a ingressarem na carreira científica.

Nesta 5ª edição (2023), a premiação contemplará a categoria “Mulheres Cientistas”, com os seguintes critérios:

1. O Prêmio é dedicado a cientistas brasileiras renomadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacionais, consolidação e crescimento científicos e se destaquem em uma das três grandes áreas do conhecimento: 1) Humanidades, 2) Biológicas e Saúde e 3) Engenharias, Exatas e Ciências da Terra;

2. As indicações deverão ser justificadas, com dados curriculares e demais documentos anexados à solicitação (ver item 7);

3 – As indicações devem ser feitas dentro das três grandes áreas de conhecimento. A premiação será outorgada da seguinte maneira:

3.1. Serão três prêmios para a categoria “Mulheres Cientistas” – um para cada vencedora em sua área do conhecimento.

DAS INDICAÇÕES  

4. As candidatas à categoria “Mulheres Cientistas” serão indicadas pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC;

5. A premiação adotará como critério de avaliação a contribuição na trajetória de pesquisa e de

gestão científica desenvolvida pela cientista;

 6. O período para formalização das indicações das candidatas ao Prêmio será de 11 de setembro a 31 de outubro do ano corrente;  

7. Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios pelas Sociedades Afiliadas será necessário o envio dos seguintes documentos:

a. Minibiografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço);,

b. Currículo da candidata atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br);

c. Carta de recomendação da Sociedade Científica Afiliada, fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço);

    7.1. Para a candidata concorrer à indicação da SBB, além dos documentos indicados nos itens a e b, ela deverá encaminhar uma carta com a documentação, informando que está se candidatando à seleção da SBB para a indicação ao Prêmio “Mulheres Cientistas 2023”.

8. A indicação, com a devida documentação, será enviada pela SBB à SBPC, pelo formulário https://forms.gle/BE4xrzr3iAUZjTHS9, até o dia 31 de outubro do ano corrente. Todas as inscrições devem ser feitas eletronicamente; indicações enviadas fora do prazo não serão aceitas.

9. Os trâmites para seleção e indicação da candidata da SBB ao prêmio Mulheres Cientistas serão realizados por uma Comissão Especial de Seleção composta por três sócios (as) quites da SBB.

10. As inscrições serão feitas pelas candidatas, como indicado no item 7.1. até às 18 horas do dia 23 de outubro, através de e-mail endereçado a SBBcontato: contato@botanica.org.br, com o assunto Prêmio Carolina Bori – 2023.

11. A Comissão da SBB será responsável pela avaliação das inscrições, especialmente a documentação requerida, e publicará no site da SBB as inscrições aprovadas. A votação será realizada durante o 73°CNB, em Belém, no stand da SBB, no dia 30 de outubro de 2023 das 9:00 até às 17:00 horas. A contagem dos votos pela Comissão da SBB será iniciada às 17:10 e o resultado anunciado às 18:00 no stand da SBB. No dia 31 de outubro a SBB fará a indicação do nome mais votado.       

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

    Cart