Blog

Concessão do Instituto de Botânica, Jardim Botânico, Zoológico e ZooSafari à iniciativa privada.

in Notícias 27 de maio de 2020

Prezados Senhores,

Em junho de 2019, a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) tomou conhecimento da concessão pelo Governo do Estado de São Paulo, do Instituto de Botânica, Jardim Botânico, Zoológico e ZooSafari para a iniciativa privada, por um período de 35 anos.

Apesar do início da história do Instituto de Botânica (IBt) e do Jardim Botânico de São Paulo (JBSP) ser anterior a criação da SBB em 1950, desde então, houve uma participação ativa e contínua do corpo de pesquisadores e técnicos das duas instituições junto a SBB, como sócios efetivos. Para a SBB sempre foi motivo de orgulho contar com os botânicos das duas instituições, uma vez que tanto o IBt como o JBSP estão incluídas entre as melhores instituições do país nas suas especialidades, fornecendo grande contribuição ao conhecimento da flora brasileira e sua conservação, além de formarem recursos humanos de alta qualidade, o que garante a ambas reconhecimento nacional e internacional.

Nesse momento, em que estão se realizando as audiências públicas em relação a referida concessão, em especial após a audiência do dia 05 de maio de 2020, vimos a presença de V.Sa para expressar a preocupação da Sociedade Botânica do Brasil, especialmente com o Projeto de
Concessão de uso de bem público do Jardim Botânico. Nessa direção, estamos solicitando que todos os pontos já levantados pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo sejam levados em consideração e respondidos de forma satisfatória, permitindo que tanto
as pesquisas, como a pós-graduação sejam continuadas na Instituição. Também, solicitamos especial atenção com as condições físicas e estruturais do Herbário SP, incluído entre os cinco maiores do Brasil.

Nesse momento, tal situação tem mais um agravante, pois o Brasil está atravessando um dos períodos mais difíceis de sua história em relação à saúde pública, associado a não valorização, da real importância da Ciência e Tecnologia desenvolvida no país.

Esperemos acompanhando todo esse processo, e sendo o que se apresenta, nos colocamos à disposição para o que for necessário.

Atenciosamente,
Dra. Tânia Regina Santos Silva
Presidente da SBB – gestão 2019-2022

    Cart