Blog

Ciclo de Eventos Pré-ERBOT (MG/BA/ES)

in Notícias 25 de novembro de 2020

Acontecerá hoje, 25 de novembro de 2020, a última mesa-redonda do Ciclo de Eventos Pré-ERBOT, realizado pelo recém fundado Chapter IniciAção Botânica, vinculado à Sociedade Botânica do Brasil (Regional MG/BA/ES) e formado por estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Espírito Santo.

O projeto é coordenado pelas professoras Rosy Isaías (UFMG), Cláudia Carneiro (UEFS) e Valquíria Dutra (UFES) e tem como objetivo envolver jovens botânicos nas atividades da Regional, propiciar capacitação destes jovens na promoção de eventos científicos. Tais eventos tem como viés a divulgação científica e a inserção social da Botânica, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. O projeto conta, atualmente, com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFMG e Botânica Aplicada da UNIMONTES.

O primeiro evento realizado foi uma palestra com a Dra. Annelise Frazão, com o tema ”Como cheguei aqui? Reflexões sobre minha trajetória e futuro da diversidade social na Botânica brasileira”, realizado no dia 7 de outubro de 2020. O segundo evento, realizado no dia 28 de outubro de 2020, contou com a participação do Dr. Elsias Nascentes Coelho Neto, com o tema ”A importância da resiliência humana em tempos de crise”.

Para o encerramento do ciclo de eventos, será realizada uma mesa-redonda em homenagem ao mês da Consciência Negra. O evento foi intitulado ”Representatividade negra na Ciência” e contará com a participação da Dra. Tânia Regina dos Santos Silva (UEFS/Presidente da SBB), falando sobre a diversidade na Botânica brasileira; Dra. Ina Nogueira (UFG), falando sobre as facilidades e dificuldades de uma mulher negra cientista; Dr. Walter Cerqueira (UEFS), falando sobre sua trajetória acadêmica como sua militância dentro de uma universidade pública; e Marília Machado (Professora do Ensino Básico), falando sobre vivências negras na universidade.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do PPGBot UNIMONTES.

    Cart