Blog

A ciência é fundamental para o enfrentamento da pandemia

in Notícias 6 de maio de 2020
Pacto pela vida

A Sociedade Botânica do Brasil – SBB é uma associação civil que congrega botânicos de todo o país e do exterior, que tem por finalidade desenvolver a Botânica e ciências correlatas, visando à ampliação do conhecimento sobre a flora brasileira, o incentivo à formação de recursos humanos em Botânica, bem como fornecer dados que subsidiem tomadas de decisão em políticas de meio ambiente. Para o alcance dessa missão, realiza eventos anuais para discussão de pesquisas e participa de diferentes fóruns que dão espaço para a interlocução sobre os interesses de seus associados em temas atuais da Botânica, Ciência e Tecnologia. Como Sociedade atuante e participativa nas áreas das ciências relacionadas ao meio ambiente, a SBB se une às outras Sociedades científicas na mobilização da Marcha Virtual pela Ciência em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País.

O desenvolvimento da ciência e de novas tecnologias é sem dúvida o alicerce que impulsiona qualquer país para um patamar elevado de conhecimento e que o prepara e empodera para tomada de decisão, por exemplo no controle de epidemias como a que enfrentamos agora em nível global. As estratégias de intervenção contra doenças dependem do conhecimento básico dos recursos de nossa biodiversidade para ampliação de seu uso sustentável, do domínio de técnicas avançadas em biotecnologia para transformar esses recursos em produtos aplicáveis, como vacinas, pesquisas sobre novos metabólitos secundários de plantas para novas formulações de medicamentos, entre outras pesquisas de médio e longo prazo, cujo sucesso depende de reconhecimento e fomento continuado. Não há perspectivas de futuro de desenvolvimento de uma sociedade saudável livre de epidemias e crescimento de um país sem pesquisas e tecnologias de impacto, por exemplo, no tratamento de doenças.

A SBB acredita que o investimento na qualificação da sociedade, das instituições de ensino e na pesquisa são de prioridade extrema e importância fundamental para o desenvolvimento do país, para que este continue avançando na fronteira do conhecimento e chegando de forma proativa no combate a doenças como a Covid-19.

Convidamos todos os Associados para participarem da Marcha Pela Ciência promovida pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), informações da programação no site : http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/.

Saudações,
Tânia Regina dos Santos Silva
Presidente da SBB

    Cart