INSTRUÇÕES GERAIS PARA O ENVIO DE RESUMO

Lembramos que o(s) resumo(s) só será(ão) aceito(s) mediante o pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores (máximo de dois trabalhos por inscrição) e devem, obrigatoriamente, seguir as normas abaixo e o modelo disponibilizado:

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

1) Os resumos deverão ser encaminhados através do endereço eletrônico 38jfbotanica@gmail.com até o dia 27 de outubro de 2019.

2) O resumo deve ser escrito de maneira clara e objetiva, contendo título, autor(es), introdução, objetivo, resultados e conclusão. Não serão aceitos resumos de projetos e resumos sem resultados.

3) O resumo deve ser editado em Word for Windows e apresentar a seguinte formatação: Arial, cor preta; espaçamento simples; utilizar itálico nos nomes científicos. Exceto pelo título que tem Letra em tamanho 12 e nas filiações tamanho 09, o restante do resumo tem Letra tamanho 10. O título e autores tem alinhamento centralizado; filiação e palavras-chave alinhadas à esquerda; e texto justificado. O participante deve seguir o modelo disponibilizado na página, que contém o cabeçalho oficial do evento e está editado com as normas.

4) Os títulos dos trabalhos devem ser curtos (até 20 palavras), objetivos e compatíveis com o texto do resumo. Todo o título deve estar em caixa alta. Se os autores pertencerem a mesma instituição, devem usar o mesmo número índice. O endereço eletrônico do responsável pela correspondência deve estar disponível junto a sua filiação/endereço.

5) O texto deverá ter um único parágrafo e não deve ter figura(s), gráfico(s) ou tabela(s). Não deve haver citações a outros trabalhos, mas, se forem essenciais, devem vir com a referência completa, entre parênteses, logo após a citação (autores, ano de publicação, título, periódico, volume, páginas ou equivalente para livros e outras formas de publicação). No caso dos autores necessitarem mencionarem instituições financiadoras ou desejarem colocar agradecimentos, deverão fazê-lo ao final do texto do resumo, entre parênteses.

6) O(s) autor(es) deverá(ão) indicar a sessão na qual o trabalho deverá ser apresentado e relatar ao final do resumo a sessão técnica conforme lista abaixo. Todos os resumos enviados serão submetidos à comissão de avaliação de resumos da XXXVIII Jornada Fluminense de Botânica. O autor responsável receberá notificação da aprovação, aprovação com modificações ou rejeição do resumo para apresentação via e-mail.

7) O arquivo com o resumo deve ser nomeado da seguinte maneira: “resumo + nome do inscrito”, caso o inscrito queira enviar dois resumos deve-se usar: “resumo1 + nome do inscrito” e “resumo2 + nome do inscrito”. Ex. Resumo Carla Damiana; Resumo1 Rosane Marques, Resumo 2 Rosane Marques.

SESSÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÕES  DE PAINÉIS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DURANTE O EVENTO

O resumo deverá se enquadrar em uma das áreas temáticas a seguir:

  1. Biologia Floral e Reprodutiva
  2. Bioquímica, Fitoquímica e Quimiossistemática
  3. Botânica Estrutural
  4. Coleções e Ilustrações Botânicas
  5. Conservação da Natureza
  6. Ensino da Botânica
  7. Etnobotânica e Botânica Econômica
  8. Fisiologia e Biotecnologia Vegetal
  9. Florística, Fitossociologia e Fitogeografia
  10. Ecologia Vegetal
  11. Genética e Biologia Molecular de Plantas, Algas e Fungos
  12. Palinologia e Paleobotânica
  13. Políticas Públicas, Educação Ambiental, Ecoturismo
  14. Sistemática de Gimnospermas
  15. Sistemática de Angiospermas
  16. Sistemática de Licófitas e Samambaias
  17. Sistemática de Briófitas
  18. Sistemática de Algas
  19. Sistemática de Fungos
  20. Mostra de materiais didáticos

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