
Lembramos que o(s) resumo(s) só será(ão) aceito(s) mediante o pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores (máximo de dois trabalhos por inscrição) e devem, obrigatoriamente, seguir as normas abaixo e o modelo disponibilizado:
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
1) Os resumos deverão ser encaminhados através do endereço eletrônico [email protected] até o dia 27 de outubro de 2019.
2) O resumo deve ser escrito de maneira clara e objetiva, contendo título, autor(es), introdução, objetivo, resultados e conclusão. Não serão aceitos resumos de projetos e resumos sem resultados.
3) O resumo deve ser editado em Word for Windows e apresentar a seguinte formatação: Arial, cor preta; espaçamento simples; utilizar itálico nos nomes científicos. Exceto pelo título que tem Letra em tamanho 12 e nas filiações tamanho 09, o restante do resumo tem Letra tamanho 10. O título e autores tem alinhamento centralizado; filiação e palavras-chave alinhadas à esquerda; e texto justificado. O participante deve seguir o modelo disponibilizado na página, que contém o cabeçalho oficial do evento e está editado com as normas.
4) Os títulos dos trabalhos devem ser curtos (até 20 palavras), objetivos e compatíveis com o texto do resumo. Todo o título deve estar em caixa alta. Se os autores pertencerem a mesma instituição, devem usar o mesmo número índice. O endereço eletrônico do responsável pela correspondência deve estar disponível junto a sua filiação/endereço.
5) O texto deverá ter um único parágrafo e não deve ter figura(s), gráfico(s) ou tabela(s). Não deve haver citações a outros trabalhos, mas, se forem essenciais, devem vir com a referência completa, entre parênteses, logo após a citação (autores, ano de publicação, título, periódico, volume, páginas ou equivalente para livros e outras formas de publicação). No caso dos autores necessitarem mencionarem instituições financiadoras ou desejarem colocar agradecimentos, deverão fazê-lo ao final do texto do resumo, entre parênteses.
6) O(s) autor(es) deverá(ão) indicar a sessão na qual o trabalho deverá ser apresentado e relatar ao final do resumo a sessão técnica conforme lista abaixo. Todos os resumos enviados serão submetidos à comissão de avaliação de resumos da XXXVIII Jornada Fluminense de Botânica. O autor responsável receberá notificação da aprovação, aprovação com modificações ou rejeição do resumo para apresentação via e-mail.
7) O arquivo com o resumo deve ser nomeado da seguinte maneira: “resumo + nome do inscrito”, caso o inscrito queira enviar dois resumos deve-se usar: “resumo1 + nome do inscrito” e “resumo2 + nome do inscrito”. Ex. Resumo Carla Damiana; Resumo1 Rosane Marques, Resumo 2 Rosane Marques.
SESSÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÕES DE PAINÉIS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DURANTE O EVENTO
O resumo deverá se enquadrar em uma das áreas temáticas a seguir:
- Biologia Floral e Reprodutiva
- Bioquímica, Fitoquímica e Quimiossistemática
- Botânica Estrutural
- Coleções e Ilustrações Botânicas
- Conservação da Natureza
- Ensino da Botânica
- Etnobotânica e Botânica Econômica
- Fisiologia e Biotecnologia Vegetal
- Florística, Fitossociologia e Fitogeografia
- Ecologia Vegetal
- Genética e Biologia Molecular de Plantas, Algas e Fungos
- Palinologia e Paleobotânica
- Políticas Públicas, Educação Ambiental, Ecoturismo
- Sistemática de Gimnospermas
- Sistemática de Angiospermas
- Sistemática de Licófitas e Samambaias
- Sistemática de Briófitas
- Sistemática de Algas
- Sistemática de Fungos
- Mostra de materiais didáticos